Os Hábitos
A educação exerce extraordinária influência ao longo de toda a vida das pessoas. As principais características da conduta pessoal surgem e se desenvolvem como resultado da educação recebida e hábitos cultivados, principalmente, durante a infância e a adolescência. Tudo o que você faz, desde os atos mais insignificantes até os mais importantes, se origina de duas fontes principais, a saber, dos hábitos acumulados ao longo do tempo e de decisões que você toma a cada momento frente a cada situação. As decisões que se tomam no decurso da vida são determinadas pelas circunstâncias, sempre que não se originam de um hábito. O hábito é uma função adquirida, para reproduzir certos atos com tanto mais facilidades quanto mais tenham sido executados.
Os hábitos podem ser construtivos ou prejudiciais. Muitas vidas são completamente destruídas ou grandemente pioradas pelos hábitos que adquirimos sem a necessária avaliação das suas consequências, tais como, o hábito do fumo, das bebidas, do uso de drogas, da mentira, da postergação, da impontualidade e outros. São hábitos que arruínam nossa saúde e nosso relacionamento com as pessoas e nossa própria vida. Pode-se mesmo se dizer que os hábitos que adquirimos ao acaso ou involuntariamente são os grandes vilões das nossas vidas. Mas, os que adquirimos conscientemente, através de escolha pessoal, são exatamente o oposto disso: São os verdadeiros causadores das grandes vitórias e conquistas de todos nós.
Existem também os pequenos hábitos, que adquirimos naturalmente e que facilitam a vida, tais como, deitar-se diariamente numa determinada hora; ou escovar os dentes diariamente pela manhã, após o almoço e o jantar; o hábito de mastigar bem os alimentos, e muitos e muitos outros que melhoram nossas vidas. Mas, que não possuem grandes significados. É preciso considerar, contudo, que os pequenos hábitos adquiridos conscientemente no dia a dia facilitam as coisas e permitem que nossas ações tenham sempre um melhor rendimento, mormente, se a pessoa lhe dedica atenção, pois, desse modo, cada ato, por mais insignificante que seja, a cada dia, vai sendo aprimorado por descobertas pequenas que vão se agregando em cada repetição, tornando-se um hábito saudável e construtivo. Tornamo-nos melhores, então. O que nos leva a certeza de que há sempre um modo melhor de se fazer toda e qualquer coisa.
Estabeleça este objetivo de criar todos os dias, em todas as áreas da sua vida, bons hábitos. Eliminar os maus hábitos é tão importante quanto selecionar bons hábitos. Pense a respeito, analise sua vida, pergunte-se sempre qual a melhor maneira de fazer o que precisa ser feito. Em tudo que você se proponha a fazer há sempre um modo melhor de fazê-lo. Não duvide disso. Selecionando bons hábitos você estará selecionando bons caminhos, você estará procurando o modo melhor de fazer qualquer coisa. E por melhor que seja alguma coisa, por melhor que seja o caminho, sempre haverá um modo de fazê-lo melhor.
Na verdade, a única diferença entre os que falharam e os que venceram, está na diferença dos seus hábitos. Maus hábitos são a porta aberta para o fracasso e bons hábitos são a chave da vitória. Ousamos afirmar até que o sucesso é um hábito, constituído de uma sucessão de hábitos selecionados.
Crie bons hábitos, mantenha-os, melhore-os. Saiba que apenas um hábito pode dominar outro hábito. Portanto, substitua seus maus hábitos por bons hábitos e seja escravo deles. Assim fazendo você abrirá horizontes de imensas possibilidades que advirão através da sua vontade e determinação. Você não mais será um joguete nas mãos dos outros, mas, o próprio fator determinante das suas conquistas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário